30.1.07

Quadrinho nacional invade a internet

O dia do quadrinho nacional, comemorado hoje, é uma boa data para reavaliar a produção brasileira. Uma mudança é visível: a internet, e não mais o papel, tem sido o principal suporte difusor de histórias e de novos artistas. A tendência ocorre tanto em blogs e fotoblogs individuais como em sites que funcionam como portais de quadrinhos.

O "Nona Arte" é um dos mais conhecidos. E premiados. Venceu no ano passado o HQ Mix na categoria melhor site de quadrinhos. Entrou no ar em setembro de 2000 com um par de histórias, com três páginas cada uma. Hoje, tem 450 histórias em quadrinhos disponíveis para download gratuito.

"A resposta foi muito melhor do que eu esperava", diz por -e-mail André Diniz, escritor e um dos responsáveis pela página virtual. "Isso me animou a ir colocando novas histórias em quadrinhos. Fora que muitos autores passaram também a oferecer seus trabalhos."

Dinis -autor de "Fawcett" e da série "Subversivos"- vê na internet uma espécie de grande janela para os autores nacionais serem mais conhecidos. "Não acho que seja o caminho, mas um caminho é, sem dúvida. É um meio fabuloso de atingirem-se milhares de leitores em potencial, sem investimentos ou com investimentos mínimos."

Ele tem um número que dá uma boa idéia do alcance do mundo virtual. As edições impressas de quadrinhos dele tiveram cerca de duas mil cópias e o deixaram no vermelho. "E isso porque venderam bem, ganharam prêmio e tudo o mais", reforça ele, que mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As mesmas histórias na internet tiveram 50 mil downloads, e a um custo bem mais baixo.

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2007-01-01_2007-01-31.html

Nenhum comentário: